Ah, a motivação! Quem não está esperando por ela para avançar em alguma área da vida pode se considerar um ser evoluído, não é mesmo?

Hoje, dia em que escrevo este texto, é segunda-feira e eu acabei de sair de um fim de semana preguiçoso e sem ânimo para nada. Sorte a minha que, ao contrário da maioria das pessoas, eu gosto de segunda-feira! O início de uma nova semana me traz a sensação de recomeço parecida com a do ano novo, aquele gostinho de que temos uma nova chance e tudo pode ser diferente.

Mas a verdade é que estou apenas divagando e o dia não importa para a mensagem que tenho aqui para você. Se você está lendo isto em qualquer outro dia da semana, faça algo HOJE!

Só faça. Mesmo sem vontade, mesmo sem as condições ideais.

Faça o quê, Marina? Então, como eu dizia… depois de alguns dias de desânimo, resolvi retomar o controle da situação. Não planejei nada para o dia seguinte e simplesmente me desafiei a fazer uma única coisa: levantar cedo, assim que o despertador tocasse — e aqui vale informar aos leitores do futuro que estamos neste momento em meio à pandemia do COVID-19 e manter a rotina está bastante difícil, então foi sim um desafio!

Foi difícil e quase desisti. Havia dormido tarde e não muito bem. Tentei me enganar com os tais 5 minutinhos, mas pensei: “O desafio é só levantar! Qualquer coisa você tira um cochilo à tarde!”. E assim me arrastei até o banheiro e lavei o rosto. Consegui.

Mas o incrível mesmo foi a disposição que fazer e vencer esse primeiro desafio me deu! Eu, que não tinha planejado nada, sentei com meu cafezinho e fiz uma lista de coisas pendentes. Ao meio-dia já havia terminado 80% dela e quando parei para almoçar já tinha outra lista para a parte da tarde.

Preste atenção: a motivação não é uma luz sublime e sobrenatural que descerá sobre você no momento certo e transformará tudo.

A motivação vem do resultado. E o resultado vem da AÇÃO.

Então, faça algo que vá te levar para mais perto do seu objetivo, mesmo que seja uma tarefa pequena. Faça o que deve ser feito mesmo sem estar motivado, faça mesmo quando estiver difícil. Dê o primeiro passo. Ver o desafio cumprido e o resultado tomando forma vai trazer a motivação para continuar!